top of page

O Futuro é dos híbridos

Atualizado: 4 de fev. de 2021

Diário de Pernambuco


O futuro é dos híbridos. Oficinas mecânicas investem em capacitação dos profissionais

Número de oficinas mecânicas capacitadas para o conserto e manutenção de carros híbridos ainda é pífio, mas tecnologia está cada vez mais presente


postado em 22/05/2017 11:00


Cerca de quatro mil veículos com tecnologia elétrica e híbrida circulam hoje no Brasil. Número que se perde na imensidão dos 43 milhões de automóveis de todos os tipos que percorrem atualmente as rodovias nacionais. Os dados são provenientes da Associação Brasileira de Veículos Elétricos, instituição que, inclusive, mensura em centenas o número de estabelecimentos capacitados para o conserto e manutenções dos ecológicos. No início dos anos 2000 os incentivos fiscais para a chegada de carros ecologicamente corretos eram escassos e a conta não fechava para as montadoras trazerem tais automóveis, que sempre alcançaram um número de vendas satisfatório em outros países, para o mercado brasileiro.

Contudo, com a atual isenção do imposto de importação, desde que o veículo tenha autonomia mínima de 80 km, montadoras como Toyota, Nissan e Renault ensaiam a frota dos ecológicos no Brasil. A Nissan já entregou unidades do Leaf para taxistas do Rio de Janeiro. Com apenas 30 litros no tanque, a van é abastecida 100% com etanol e pode receber um grande percentual de água para “render” ainda mais o combustível. Já a francesa Renault deu alguns Twizy e Zoe para a Prefeitura de Curitiba e os carros rodam por várias partes do estado do Paraná de uma forma compartilhada. A Toyota emplaca unidades do Prius em todo o Brasil e, de acordo com a montadora, o sedã percorre cerca de 18 km com um litro de gasolina com a tecnologia híbrida.

Para o engenheiro mecânico Tomás Santos, os números que estão ligados ao consumo dos híbridos representam diretamente a taxa de emissão de gases no ambiente. “Se é utilizada pouca gasolina, é menor a quantidade de emissão de gases na atmosfera. É uma conta proporcional”, afirma. Mas o que fazer e quem procurar quando um carro híbrido não responder por determinada função? Ou simplesmente precisar de alguma manutenção? As concessionárias que vendem os veículos podem ser a primeira resposta. Mas a capacitação dos profissionais ainda não se popularizou no país.

Para divulgar mais detalhes sobre a tecnologia e estimular o estudo para os profissionais da área em relação à manutenção dos motores híbridos, o Sebrae Pernambuco irá promover um seminário sobre o tema na terça-feira às 19h. O evento acontecerá no auditório do Senac, instituição parceira do evento, localizado na Avenida João de Barros, no Espinheiro, Recife.

O consultor e palestrante Alexandre Costa, especialista em inteligência de mercado e com experiência no setor automotivo, apresentará alguns modelos e explicará como o empresário pode adequar seu negócio às tendências ecologicamente corretas. “Hoje, poucas oficinas atendem esse público de híbridos e elétricos. Precisamos capacitar e ficar atentos as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas de forma mais limpa e menos poluente”, comenta o analista.


Site Sofit / Telemetria: Descubra o que é, o que faz e mais!25 MAIO 2017


Imagine a situação: um veículo da frota de uma empresa está em viagem, mas, ao mesmo tempo, os gestores sabem de tudo o que se passa ele: sua exata localização, possíveis falhas, atrasos que podem vir a acontecer e até mesmo o consumo de combustível. Parece ficção, né? Mas não precisa ser se a sua companhia contar com a tecnologia da telemetria!

Sim! A telemetria tem se tornado uma grande aliada dos gerentes operacionais, pois permite às empresas ganhos de produtividade, redução de custos, melhoria da segurança no trabalho e maior controle operacional. Ficou curioso? Não se preocupe, vamos contar tudo sobre o assunto neste post. Confira!

O que é telemetria?

A telemetria é um sistema integrado de última geração, que tem como principal objetivo monitorar os veículos. Ela é utilizada para comandar, medir e rastrear os veículos da frota de sua empresa de forma remota. Por meio de uma comunicação sem fio (wireless), que pode ser feita por sinais de rádio ou satélite, é possível acompanhar a localização e diversos parâmetros de um veículo a centenas ou milhares de quilômetros de distância.

Essa tecnologia tem sido amplamente utilizada em máquinas, equipamentos e veículos que estão em constante movimento e, por isso, sem a telemetria, não seria possível realizar o controle dos mesmos. Esse equipamento coleta diversas informações e transmite para uma central que tem como principal função decodificar os dados e apresentar as informações para gerentes ou pessoas responsáveis pela gestão da frota.

O que a telemetria faz?

Um dos primeiros e mais difundidos usos da telemetria foi na Fórmula 1, já que os carros de corrida precisam ser monitorados pelos mecânicos e chefes de equipe durante toda a prova. E é exatamente neste contexto em que entra a telemetria: a tecnologia permite que cada detalhe sobre um veículo seja acompanhado, desde o consumo de combustível até parâmetros complexos que permitem a detecção de falhas.

Obviamente, a telemetria não é aplicada apenas em carros de corrida, mas também veículos comuns. Diversas empresas que trabalham com transporte de pessoas ou de cargas, frotistas e até mesmo empresas que possuem muitos carros, para os seus funcionários, por exemplo, já têm utilizado essa tecnologia.

A telemetria possui várias funções. Mas, dentre as principais, pode-se destacar:

  • Acompanhamento da localização do veículo;

  • Monitoramento da performance;

  • Detecção de falhas ou perda de potência;

  • Acompanhamento do consumo de combustível;

  • Criação de um histórico de cada veículo.

Quais são os benefícios da telemetria?

A telemetria pode proporcionar diversos ganhos para a empresa. Por meio dessa tecnologia tem-se um controle total da frota, ou seja, é possível saber onde todos os veículos estão, e isso garante maior segurança dos veículos.

Além disso, consegue-se prever com maior exatidão as paradas para manutenção e assim evitar quebras, uma vez que a tecnologia apresenta aos gestores todas as informações dos veículos de maneira remota. E, por fim, a maior disponibilidade dos veículos e redução das quebras ocasiona uma redução dos custos, o que, consequentemente, aumenta os lucros.



 
 
 

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page